Como Aprender Inglês Sozinho: É Possível Ter Resultados? Veja Aqui!

Tem dúvidas de qual é a melhor forma de como aprender inglês que irão gerar resultados e se fazer isso realmente traz resultados?

Não tem problemas! Essa é uma dúvida bastante comum aos brasileiros que estão em busca desse aprendizado, seja para:

  • Fazer intercâmbio;
  • Morar fora;
  • Conhecer estrangeiros;
  • Alavancar a carreira profissional;
  • Etc.

A verdade é que aprender essa língua sozinho é sim possível, como acontece com qualquer idioma ao qual você se dedique a aprender.

Desse modo, existem diversas vantagens em estudar sozinho, como a economia. Mas, quais serão as desvantagens?

Neste artigo, quero abordar o assunto de forma mais aprofundada e dar algumas dicas, confira!

Como Aprender Inglês Sozinho E Ter Resultados?

Cada dia mais, saber falar inglês se mostra importante dentro da nossa sociedade.

Pois, essa habilidade abre muitas portas e gera oportunidades incríveis. Tanto na carreira profissional, como até mesmo, na vida pessoal.

No entanto, muitos não querem ou não podem pagar um curso e por isso, querem saber se é possível aprender sozinho.

A resposta para essa pergunta é sim! Existem muitos casos de pessoas que conseguiram dominar essa língua estrangeira com ajuda de:

  • Filmes;
  • Séries;
  • Livros;
  • Videogames;
  • Música;
  • Audiobooks.

Basicamente, através do método de repetição que consiste em ler e escutar palavras estrangeiras e reproduzi-las para criar um sistema de associação cerebral.

Fazendo assim com que aos poucos, aquele aprendizado fixe na mente. Claro que elas ainda buscam apostilas e exercícios online gratuitos!

Mas, nem tudo são flores como algumas pessoas pensam, já que aprender um idioma totalmente diferente não deixa de ser um desafio e tanto que exige determinação, disposição e foco.

Além disso, estudando sozinho o aprendizado segue apenas o seu ritmo. O que pode levar a uma estagnação!

Por isso, é importante pesar bem os prós e contras de como aprender inglês sozinho e determinar se essa é mesmo a melhor opção para você.

Vantagens De Como Aprender Inglês Sozinho

Definitivamente, a maior vantagem considerada por muitos que querem saber como aprender inglês em casa é a questão da economia.

Afinal de contas, você não terá que pagar mensalidades de um curso. Outra vantagem é a liberdade de estudar em seu próprio ritmo, desde que haja foco e concentração.

Na internet é possível ainda encontrar alguns conteúdos gratuitos de qualidade para guiar seus estudos e, até mesmo, existem livros que podem ajudar você.

Em geral, quem deseja aprender inglês sozinho precisa encontrar uma metodologia que funcione ou criar a própria. Alguns dos métodos mais conhecidos são:

  • Aprender um número x de palavras novas todos os dias;
  • Ver filmes e séries em inglês com e sem legenda;
  • Utilizar flashcards e post-it para memorizar conteúdos;
  • Ler livros em inglês traduzindo-os e dicionários;
  • Escutar muitos audiobooks de como aprender inglês;
  • Traduzir as letras das músicas que mais gosta e aprender o significado de cada palavra;

Dá para perceber então, que apesar de ser, sim, possível, aprender outra língua sozinho também pode ser bastante complicado e cheio de exigências, certo?

Todas essas técnicas, inclusive, são aquelas que quem já faz algum curso, costuma usar como reforço. Ou seja, como forma de acelerar o aprendizado.

Desvantagens De Como Aprender Inglês Sozinho 

Mas, apesar de todas as vantagens listadas acima o que muitos não te contam é a verdade por trás de qualquer grande esforço que fazemos sozinhos.

Por exemplo, um grande empresário que saiu do nada e se tornou exemplo no mercado. Conquistar isso não foi fácil e houve muitos sacrifícios.

É justamente isso que acontece quando você decide aprender inglês sozinho, pois, será preciso ter:

  • Concentração: o foco deve ser redobrado ao estudar em casa, já que diversos fatores podem tirar a concentração. Tais como, família falando com você, notificações no celular, acesso à internet sem muito controle, esse tipo de coisas;
  • Disciplina: não pagar uma mensalidade muitas vezes torna a pessoa menos compromissada, já que ela não está correndo o risco de perder seu investimento. Além disso, apesar de cada pessoa ter seu próprio ritmo, a falta de um tutor pode reduzir a cobrança necessária para que ocorram evoluções;
  • Falta de estrutura: quem faz um curso de inglês sabe da importância dos professores e das metodologias utilizadas por eles. Sem falar que as apostilas seguem um fluxo ideal de ensino e só são dadas de acordo com o nível de conhecimento de cada um. Ou seja, pode ser que você esteja perdendo tempo aprendendo algo que já tem noção ao invés de partir para maiores desafios;
  • Vida social: tanta disciplina e determinação com certeza irão tomar muito tempo do seu cotidiano. Por isso, é muito comum que quem tenta aprender algo sozinho em casa passe mais tempo nela do que fora. Desse modo, deixando de lado sua vida social ou a construção dela, quando ainda se é jovem!

Quais as maiores desvantagens?

No entanto, nada que mencionei acima se compara as maiores desvantagens de aprender sozinho.

Uma vez que, a maior delas é a falta de networking que ocorre dentro dos cursos. Algo muito importante para criar oportunidades e, até mesmo, conhecer pessoas interessantes.

Algumas delas podem até mesmo ser decisivas na sua evolução pessoal e/ou profissional, pois, as pessoas geram grandes influências em nossas vidas diariamente!

Sem falar por último, na questão de que ter um diploma que comprova seu inglês pesar muito mais que sua capacidade. Infelizmente, a meritocracia não é o conceito mais usado no mundo.

Ou seja, em uma seleção de candidatos, você pode perder a vaga para alguém que consegue comprovar seus conhecimentos com diploma!

Conclusão

Então, se você está buscando descobrir qual a melhor forma de como aprender inglês considere os prós e contras de aprender sozinho.

Afinal de contas, você precisa pensar a longo prazo e ver como isso pode impactá-lo. Como, por exemplo, na questão do diploma mencionada acima.

Uma alternativa simples é tentar aprender sozinho o básico, para cortar um pouco os gastos e investir apenas no nivelamento e aprimoramento do seu aprendizado através de um curso.

E aí, o que você achou deste conteúdo? Se te ajudou em sua decisão, deixe uma comentário!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.