Como Ser Promovido no Trabalho? 7 Dicas Infalíveis Para o Sucesso

Se você está estagnado no seu cargo e quer saber como ser promovido no trabalho, esse artigo foi feito para você. 

Muitas vezes você está entregando resultados e acha que está indo bem, porém o reconhecimento não vem. 

Isso é mais comum do que você pensa. Portanto, existem algumas atitudes que você pode tomar para chamar atenção do seu chefe. 

Então, continue lendo o artigo para saber 7 dicas infalíveis para alcançar a tão sonhada promoção.

Por que você não é promovido no trabalho?

Se você está trabalhando há muito tempo na mesma empresa e sente que está estagnado no mesmo cargo, fique tranquilo. 

Claro que não é o ideal, porém não é irreversível. Existem diversas coisas que você pode fazer para melhorar o seu desempenho e crescer no emprego. E assim, ser promovido, conseguindo cargos e salários maiores. 

A maioria das pessoas acham que ter uma capacitação e fazer o trabalho que lhe é direcionado é o suficiente para ser um bom profissional. 

Nesse caso, você até é um bom profissional, mas não chama atenção. Afinal, você está exercendo o seu trabalho, mas não faz nada além da sua obrigação. 

Então, como ser promovido no trabalho? É muito importante merecer a sua promoção, de maneira ética. 

Muita gente no desespero apela para outras medidas, e isso não é bom nem merecedor. Por isso, a primeira coisa que você deve mudar para receber o devido reconhecimento é ter o máximo de empenho possível. 

Mas como assim? Se você quer saber como ser promovido no trabalho, deve realizar as suas tarefas além do pedido, com vontade e entusiasmo. Respeitando os seus colegas, sem atrapalhar o crescimento de terceiros. 

Também não adianta tentar bajular o seu chefe. Primeiro porque geralmente eles percebem e não gostam. 

Segundo porque se você for promovido assim não será por mérito do seu trabalho.

Então, se você quer saber o que deve fazer para ser notado na empresa, de forma ética, continue lendo o artigo. 

Iremos dar dicas infalíveis para você se tornar um profissional melhor e crescer dentro da empresa.

Dicas de como ser promovido no trabalho

1- Analise os seus pontos fortes e fracos

Para isso, é preciso ser honesto com você mesmo. É necessário se conhecer para poder entender o que você pode melhorar e o que está bom. 

Reflita sobre a sua trajetória profissional e tente pensar naqueles pontos que você acha que não é tão bom. Nos pontos que pode melhorar. 

Procure fatos para não criar uma imagem irreal das suas características. Entenda também o seu papel dentro da empresa.

Assim, você conseguirá analisar os seus pontos fortes e focar neles para se tornar um melhor profissional. 

Ao mesmo tempo, sabendo os seus pontos fracos você poderá trabalhar em melhorá-los.

2- Se mantenha sempre atualizado 

Isso é fundamental para um bom profissional. Desde que você se formou, as coisas podem ter mudado muito e você precisa estar sempre se atualizando para se manter no mercado. 

Ainda mais nos dias de hoje, onde as coisas mudam a cada instante e toda hora há uma nova tecnologia no mercado. 

Assim, você irá se destacar por estar atualizado. Podendo até dar ideias inovadoras, impressionando o seu chefe.

3- Conheça os valores da empresa 

É muito importante que você conheça e aprecie os valores da empresa na qual trabalha. 

Você só pode representar a sua empresa corretamente se compartilhar os mesmos valores que ela. Além disso, isso ajuda a te motivar dentro da empresa, chamando atenção do seu chefe.

4- Escute bem os feedbacks 

Muita gente entra logo em modo defensivo quando recebe uma crítica. E se preocupa somente em se justificar. 

Porém, isso não é característica de um bom profissional. Um bom profissional deve ouvir toda crítica e absorver. 

Assim, você consegue aprender com os seus erros e evoluir. Além disso, o seu chefe perceberá que você está levando em consideração os feedbacks dele.

Mais dicas de como ser promovido no trabalho

5- Aumente os seus conhecimentos 

Além de ser necessário se manter atualizado, estar sempre estudando é uma das melhores dicas de como ser promovido no trabalho.

Você pode por exemplo fazer cursos da sua área, ou até mesmo especializações para se tornar mais capacitado. 

Além disso, também é interessante aprender sobre outras áreas da empresa. Assim, se abrir uma vaga melhor em outra área, você será qualificado para ela. 

Cursos de idiomas, como de inglês, também são fundamentais para o seu crescimento na empresa. Toda grande empresa precisa de funcionários com inglês avançado. 

Tudo isso, não só melhora o seu desempenho, como também impressiona o seu chefe.

6- Tenha paciência 

Se você sair pedindo uma promoção em momentos inoportunos, não só não conseguirá, como ficará feio para você. 

Portanto, aguarde o momento certo para pedir. O recomendado é que você peça com no mínimo dois anos no cargo. 

Você tem que ter certeza de que merece essa promoção para pedir ao seu chefe. Além disso, se informe sobre a situação da empresa. Pois, de nada adianta pedir se a empresa está sem orçamento.

7- Seja proativo

É uma das principais características que as empresas procuram em cargos de liderança. Você deve sempre apontar a solução ao invés do problema. 

Comece oferecendo ajuda para executar ideias, e procure aprender como eles fazem. Reflita também sobre grandes questões da empresa e tente colocar os seus pensamentos em prática. Não tenha medo de falar e colocar a sua opinião.

Conclusão

Então, agora você já sabe como ser promovido no trabalho e quais são as atitudes que você deve tomar para isso. 

Lembre-se de que não haverá recompensa se você não entregar resultados. Esse é o principal fator para uma promoção.

Mostre para o seu chefe que você é necessário na empresa e só tem a acrescentar. 

Portanto, se você achou esse artigo interessante, deixe aqui o seu comentário.